segunda-feira, 22 de junho de 2009

Organização Pessoal

A vida de um grande líder não deve se resumir apenas às suas atividades profissionais. Uma organização pessoal, com planejamento de custos e controle de suas ações podem interferir no bom andamento do seu exercício individual e coletivo. Um dia de trabalho pode se tornar improdutivo quando não se programa cada passo, quando há uma desorganização e falta um planejamento. A má administração do tempo disponível pode levar ao excesso de trabalho ou o descumprimento do mesmo.

Atrelado aos deveres do dia-a-dia, existe uma série de interferências, sejam emocionais, sejam pontuais. E na atual conjuntura, nesta nova dinâmica do mercado em meio a uma crise econômica, uma melhor empregabilidade da produção fará a grande diferença na competição acirrada do mercado. Os problemas não podem “pegar” um verdadeiro LÍDER de surpresa.

A capacidade de organização é uma capacidade que pode, e deve, ser desenvolvida. E para isso, é necessário ter disciplina e determinação. Melhor, basta querer. O que não quer dizer ser metódico, que é marcado por rigidez e inflexibilidade. Ao contrário, é preciso estar atento a qualquer mudança, a qualquer interferência e um dos segredos é se adaptar. Mas claro, tendo noções de todos os passos.

Assim como essa, há uma série de dicas que podem servir como ferramenta para essa melhor organização pessoal. Os Líderes apresentam algumas delas, tiradas do texto “O sucesso da Organização Pessoal”, do consultor sênior Ylka Bancillon de Aragão:


  • Priorize a organização da sua mesa de trabalho, tente mantê-la limpa, sem excessos de papéis e pastas, para que você não perca tempo manuseando uma dezena de vezes uma mesma pilha de papéis em busca de um documento:
  • Responda imediatamente, sempre que possível, as suas correspondências e e-mails;
  • Ordene o fluxo de papéis que chegam diariamente à sua mesa, classificando-os de acordo com as prioridades;
  • Arrume suas gavetas pelo menos uma vez por semana, descartando as inutilidades;
  • Evite anotações em pequenos papéis, reduzindo as chances de extravio. Não esqueça de registrar a data em que você fez a anotação. Faça uma lista diária de tarefas, se preferir use o computador, porém não esqueça de revisá-la no início e fim do expediente;
  • Faça backup dos seus arquivos diariamente, a qualquer momento você poderá ser atingido por um vírus;
  • Organize seus arquivos eletrônicos por diretórios , pastas e arquivos;
    Atualize a sua agenda telefônica imediatamente após ser informado da mudança do número de um cliente, fornecedor ou amigo.
Essas são algumas dicas para uma melhor organização de sua vida pessoal. Mas é claro, a parte doméstica também é importante. Baixe, em anexo, essa planilha modelo. É uma ótima dica, do blog d’Os Líderes, para uma organização pessoal exemplar.

3 comentários:

  1. Muito bom este achado de vocês!

    Por ser mais simples e ir direto ao ponto, adotarei esta planilha nos programas de treinamento do CDPV!

    Saudações,
    Dieg Maia

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  2. Digo que a muito tempo não vejo nada igual, foi uma ideia SURREAL.
    SHOW!!!!!!!!!!!!!

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  3. Gostei muito! Normalmente os Artigos são longos, com teorias que se distanciam muito da prática.

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