segunda-feira, 8 de junho de 2009

Crise Financeira: como está o nosso país

O grupo Os Líderes selecionou esta matéria produzida pela jornalista Tabata Pitol Peres, do InfoMoney, sobre a crise financeira e a situação brasileira. Confira!


"
SÃO PAULO - O descontrole financeiro, diversas vezes apontado como a principal causa da inadimplência no Brasil, deve diminuir bastante após a crise financeira enfrentada no País. A afirmação é da gerente da Telecheque, Cláudia Maciel.

"Acredito muito no ditado que diz: gato escaldado tem medo de água fria. Portanto, estou certa de que muita gente que foi pega de surpresa com os impactos da crise, e que não conseguiu honrar suas dívidas, vai pensar duas vezes antes de fazer gastos desnecessários novamente", afirma.

Educação financeira
Para Cláudia, o descontrole financeiro que afeta diversos brasileiros acontece pela falta de educação financeira no País. "As pessoas deveriam aprender a lidar com o dinheiro na escola. Deveria haver uma matéria que ensinasse a usar o dinheiro de forma racional. A crise serviu para vermos que essa é uma deficiência muito grande que o Brasil tem, porque mesmo no período mais crítico da crise, muita gente continuou gastando sem muito critério, por isso o alto índice de inadimplência".

Porém, ela acredita que quem passou por situações de aperto nos últimos meses aprendeu a lição. "É uma pena que não exista uma educação financeira eficiente para todos os brasileiros, e que muitos tenham que aprender a cuidar do dinheiro passando por situações de dificuldade".

E completa: "mas acho que muitos aprenderam a lição e vão botá-la em prática. E será mesmo necessário, porque já estamos vendo mais oferta de crédito no mercado e prazos mais longos e é preciso atenção para não se endividar novamente. O exercício de resistir às ofertas de crédito e às propagandas precisa ser um exercício constante".

A gerente finalizou afirmando que comprar é bom e necessário, mas com moderação. "É muito bom que haja mais crédito disponível e maiores prazos, isso facilita o consumo e o consumo é necessário, tanto para quem compra, quanto para a economia do País. Porém precisa ser um consumo bastante consciente"."

Nenhum comentário:

Postar um comentário