sexta-feira, 12 de junho de 2009

31 descobertas sobre liderança

Muitos são os especialistas que alertam para a iminente carência de lideranças no mundo dos negócios, causada pela aposentadoria de grande parte dos atuais líderes e uma nova visão do mercado. E advertem, ainda, que a perda de líderes experientes com significativo conjunto de conhecimento sobre suas empresas e seus setores de atividade pode representar um risco para o crescimento. O grupo Os líderes encontrou este estudo elaborado por Paul R. Berthal e Richard s. Wellions, respectivamente diretor e vicepresidente sênior da firma de consultoria mundial Development Dimensions International (DDI). O estudo Leadership Forecast tentou mapear a liderança empresarial do planeta. Foram feitas 31 descobertas que o blog Os Líderes apresenta:

Descoberta 1: Líderes acreditam que “a capacidade de alcançar as metas” é o que gera mais respeito por uma liderança.


Descoberta 2: Cerca de um terço dos líderes que surgem de dentro das organizações fracassa por lidar mal com as pessoas e por carecer de habilidades interpessoais.


Descoberta 3: Nos últimos seis anos, o departamento de RH perdeu confiança na liderança, enquanto os líderes ganharam autoconfiança


Descoberta 4: Três de cada dez líderes não apresentam as qualidades essenciais para uma liderança eficaz.


Descoberta 5: Uma liderança firme faz com que seja mais provável a execução bem-sucedida da estratégia de negócios.


Descoberta 6: Somente metade dos líderes está satisfeita com as oportunidades de desenvolvimento oferecidas por suas organizações.


Descoberta 7: Os profissionais de RH vêem melhorias na qualidade dos programas de desenvolvimento de líderes nos últimos quatro anos.


Descoberta 8: A capacitação formal é a prática mais comum no desenvolvimento de líderes, mas a delegação de tarefas e os projetos especiais são mais eficazes.


Descoberta 9: Os líderes têm grandes benefícios com a utilização de mentores e coaches pessoais.


Descoberta 10: Menos da metade dos líderes possui um plano de desenvolvimento.


Descoberta 11: As organizações com programas de desenvolvimento de líderes de alta qualidade e planos formais de gestão da sucessão têm desempenho superior.


Descoberta 12: Nos últimos dois anos, a rotatividade de líderes caiu quase um terço.


Descoberta 13: Os atuais líderes são leais e estão mais motivados do que nunca.


Descoberta 14: Um de cada quatro líderes já pensou em desistir de sua posição de liderança, por conta do desejo de perseguir objetivos pessoais ou de carreira.


Descoberta 15: Quase metade dos planos de sucessão não consegue dar apoio ao desenvolvimento de futuros líderes.


Descoberta 16: As promoções de carreira têm mais sucesso quando os planos de sucessão contam com o apoio do presidente da empresa, envolvem gerentes de linha e coletam dados objetivos sobre os candidatos.


Descoberta 17: No futuro, será mais difícil preencher posições de liderança sênior.


Descoberta 18: Um terço dos planos de sucessão é ineficaz e não passou por melhorias nos últimos dois anos.


Descoberta 19: Metade das organizações possui um plano de sucessão, mas não há evidências de aumento do uso desses planos nos últimos dois anos.


Descoberta 20: As organizações prevêem aumento das promoções internas para preencher posições de liderança.


Descoberta 21: Embora as organizações se concentrem no plano de sucessão nos escalões mais altos de liderança, uma de cada quatro também possui planos para os demais níveis hierárquicos.


Descoberta 22: Entre um quarto e metade dos líderes de todos os níveis acha que se espera demais das lideranças seniores atualmente.


Descoberta 23: Os líderes em geral estão preocupados principalmente com as relações com os clientes, controle de custos, aproveitamento dos talentos e qualidade.


Descoberta 24: Em comparação com seis anos atrás, subiu cerca de 20% o número de líderes focados em gestão de talentos e no controle de custos.


Descoberta 25: Três de cada dez líderes têm dificuldade em encontrar o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho.


Descoberta 26: O desequilíbrio entre vida pessoal e trabalho se traduz em alta rotatividade e, por isso, em custos mais elevados.


Descoberta 27: A ambição pessoal e a necessidade de realização são fatores que levam ao desequilíbrio entre vida pessoal e trabalho


Descoberta 28: Ainda que o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho melhore a retenção, apenas uma de cada quatro organizações se preocupa em promovê-lo ativamente.


Descoberta 29: Três de cada quatro líderes desejam ser promovidos, principalmente porque querem aplicar suas capacidades e contribuir mais para a empresa


Descoberta 30: A maioria dos líderes chegou a sua posição preparando-se para isso


Descoberta 31: Os líderes aprendem principalmente observando os outros e por tentativa e erro.

2 comentários:

  1. O blog está muito bom!!!

    Forte abraço,

    Diego Maia
    diego@cdpv.com.br

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  2. Lider: É o processo de conduzir um grupo de pessoas. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados para que contribuam, voluntariamente, da melhor forma com os objetivos do grupo ou da organização. Hoje em dia, considera-se um bom líder, não aquele que sabe chefiar, propôr e punir, mas sim, aquele que, para além disso, consegue obter a motivação total dos seus trabalhadores.
    • Liderança autocrática: Na Liderança autocrática o líder é focado apenas nas tarefas. Este tipo de liderança também é chamado de liderança autoritária ou diretiva. O líder toma decisões individuais, desconsiderando a opinião dos liderados.
    • Liderança democrática: Chamada ainda de liderança participativa ou consultiva, este tipo de liderança é voltado para as pessoas e há participação dos liderados no processo decisório.
    • Liderança liberal ou Laissez faire: Laissez-faire é a contração da expressão em língua francesa laissez faire, laissez aller, laissez passer, que significa literalmente "deixai fazer, deixai ir, deixai passar".
    Neste tipo de liderança o grupo atingiu a maturidade e não mais precisa de supervisão extrema de seu líder, os liderados ficam livres para por seus projetos em prática sendo delegado pelo líder liberal.
    Liderança Paternalista: é uma liderança que visa o fim dos conflitos em grupos, que visa um relacionamento amável, onde o líder tem uma postura de representante paternal do grupo.
    A liderança é um tema importante para os gestores devido ao papel fundamental que os líderes representam na eficácia do grupo e da organização. Os líderes são responsáveis pelo sucesso ou fracasso da organização.Liderar não é uma tarefa simples. Pelo contrário. Liderança exige paciência, disciplina, humildade, respeito e compromisso, pois a organização é um ser vivo, dotado de colaboradores dos mais diferentes tipos.
    Parabéns pelo trabalho que voces estão realizando sobre liderança!!! E visitem meu blog ... jomarsuisso.blogspot.com...forte abraço
    JOMAR SUISSO ANTUNES

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