segunda-feira, 3 de agosto de 2009

O Primeiro Milhão

Quantas vezes já ouvimos de amigos e professores ou lemos em livros e sites que é importante estipular metas e objetivos para ser feliz? Seja em qualquer área, criar objetivos acaba sendo o estímulo para qualquer pessoa atingir o sucesso. Características como motivação, ambição, disciplina e criatividade viram armas para o profissional que se prepara para conquistar.

Agora vamos em frente. Digamos que o objetivo seja ganhar um milhão de dólares? Como o profissional deve se comportar? Quais caminhos esta pessoa deve trilhar? Muitas perguntas surgem para tentar chegar a uma conclusão que pode ser simples: ter metas, como é o caso do filme O Primeiro Milhão (Boiler Room), do diretor Ben Younger, que conta a história do jovem Seth Davis na busca do seu primeiro montante financeiro e do respeito do seu pai.

Na trama, o personagem, interpretado por Giovanni Ribisi, larga os estudos para montar um cassino em seu próprio apartamento. Em seu bairro, o obstinado jovem seduz os garotos a participarem da jogatina, e, assim, de maneira ilegal, vai faturando seu dinheiro. Até que surge uma grande proposta de trabalhar de maneira aparentemente honesta, dedicando-se a vida de corretor de ações. O jovem aceita para poder agradar ao pai rígido.

A partir daí, o filme apresenta uma série de mensagens corporativas que servem de exemplo para o profissional determinado. Apesar do desenrolar do filme encaminhar para uma trama de irregularidades da corretora, é possível pincelar algumas características para o desenvolvimento de um profissional em busca de grandes objetivos.

Em uma das cenas, o chefe da corretora Jim Young, interpretado por Ben Affleck, reúne todos os corretores trainees, inclusive Seth Davis, e apresenta algumas dicas para se conquistar um milhão de dólares em apenas 3 anos. O trabalho duro, a motivação pela meta do milhão, a ambição e a criatividade são características de um líder vencedor. Para garantir o sucesso, é importante que o profissional se guarde nessas premissas, pois nada vem de graça. No filme, essas características estão alinhadas a falta de ética, o que se apresenta como uma opção perigosa – vide o final.

Vale a pena assistir ao filme!
Abaixo, parte do filme em inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário