segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Bernardinho: um verdadeiro líder!

"Não existe coincidência ou sorte. Existe muito trabalho e a crença irretocável de que é possível fazer, basta ter coragem" (Os Líderes)

Foi preciso coragem para o técnico Bernardinho iniciar um processo vitorioso, sem precedentes no esporte coletivo no Brasil. Campeão olímpico, campeão da liga mundial, campeão pan-americano, e, acima de tudo, buscando sempre a renovação do grupo e conseguindo sempre implementar os fundamentos assinalados no conceito de trabalho em equipe, por ele criado, chamado a ‘RODA DA EXCELÊNCIA’. Segundo ele, a estrada por onde passava a roda da excelência era pavimentada com o cimento denominado planejamento. Essa estrada tinha como pilares a perseverança, superação, comprometimento, disciplina e ética. De nada adiantaria essa excepcional montagem de valores se continuasse no papel meramente como figura de retórica. È importante ressaltar também o entusiasmo adquirido através da leitura de importantes obras biográficas de personagens que de certa forma contribuíram para o perfeito entendimento do que é de fato exercer liderança. Esses personagens históricos conseguiram mudar, cada um em seu tempo a ordem estabelecida. Leu sobre Ghandhi, sobre Whinsthon Churchill, sobre Benjamin Flanklin, grandes líderes, grandes pensadores, grandes formadores de opinião.

É do nosso entendimento que Bernardinho já tinha no sangue o ímpeto competitivo, mas tinha também uma vontade de aprender cada vez mais. Começou a buscar informações e conhecimento sobre o comportamento dos mais laureados técnicos dos esportes de massa dos EUA. John Wooden, figura mítica do basquete americano, contribuiu substancialmente para a dinâmica de Bernardinho ao divulgar para o mundo esportivo o mecanismo que era usado para conduzir seu grupo denominado a “PIRAMIDE DO SUCESSO”.

Tanto a “‘PIRÂMIDE DO SUCESSO” quanto “A RODA DA EXCELÊNCIA”, criada por Bernardinho, são engenhosidades que saíram do campo das idéias e passaram para o campo das atitudes. Portanto não basta ter idéias tem que ter coragem para executa-las.

Cinco anos depois do inicio do ciclo vitorioso, Bernardinho estabeleceu um outro modelo que pudesse ser usado como fonte orientadora para o mundo corporativo e que fosse ao encontro do necessário dinamismo que deve permear as equipes de venda no tão aguerrido e exigente mundo empresarial. O modelo que fez com que ele se notabilizasse Brasil afora como o mais requisitado palestrante em atividade recebeu a denominação de “Escala de valores”.

Muito do seu repertório responsável por exercer esse magnetismo sobre o público ouvinte é recorrente das interpretações apuradas de algumas frases que se seguem e que foram selecionadas por nós “OS LÍDERES”.
  • "Vencer não é tudo, mas dar tudo pela vitória é a única coisa que importa",
  • "A grande vitória de um líder é tocar a alma de seus colaboradores",
  • "Deve-se exigir mais de quem tem mais pra dar. È fundamental conhecer as pessoas para motiva-las",
  • "Quem não se qualificar para o que pretende ser. Quem não conhecer a fundo o que faz, tem tudo para colher mais adiante o revés e a decepção"
  • "Ousar mais e continuar incentivando o espírito de equipe sem esquecer que um time não é formado pelos melhores e sim pelas pessoas certas".
Toda a sua brilhante trajetória de profissional do esporte, motivador de equipes, formador de caráter é homenageada por todos os brasileiros e reconhecida mundialmente. Se um país precisa de ídolos, essa é a nossa dica.

Um comentário:

  1. Parabéns a equipe pela performance excepcional.

    Bater a meta da empresa e ainda apresentar trabalhos qualificados como este é um referencial quase inacreditável.

    Tudo de bom,

    Diego Maia

    ResponderExcluir